ENTROU PARA A HISTÓRIA

VÍDEO: Paciente toca ukulelê durante cirurgia cerebral em Lajeado

Paciente de 28 anos entrou para a sala de cirurgia na tarde desta quinta-feira (17); procedimento durou seis horas

Publicado em: 18/08/2023 11:57
Última atualização: 17/10/2023 19:04

Um procedimento realizado nesta quinta-feira (17), entrou para a história do Hospital Bruno Born, de Lajeado, no Vale do Taquari. Durante uma cirurgia cerebral, o paciente de 28 anos, que estava acordado, tocou ukulelê - instrumento musical de origem havaiana, semelhante a um cavaquinho - e cantou um louvor.

Homem toca ukulelê durante cirurgia cerebral no Hospital Bruno Born, em Lajeado Foto: Cláudia Arend/HBB

"Durante o transoperatório pudemos observar se atingíamos ou não a área de fala e compreensão. Ele tocava o instrumento para que pudéssemos acompanhar os movimentos e sua compreensão sobre a cirurgia. Fizemos perguntas sobre o trabalho dele e sobre sua rotina durante o procedimento", disse o neurocirurgião Isaac Bertuol. A cirurgia durou seis horas. Finalizada a operação, considerada um sucesso pelo profissional, o paciente foi internado na UTI, onde se recupera.

Procedimentos desse tipo já foram feitos no hospital de Lajeado, mas, até então, nenhum paciente havia tocado algum instrumento musical. 

"Em situações do tipo, avaliamos as condições de abordagem e áreas eloquentes, minimizando riscos e possíveis sequelas", conta o profissional. A equipe responsável pelo procedimento inédito no hospital é formada pelo neurocirurgião Bertuol, o neurologista e neurofisiologista Carlo Domênico Marrone, o neurocirurgião Fabiano Ruoso e o anestesista Brás Antônio Finamor.

Vídeo mostra paciente tocar ukulelê durante procedimento cirúrgico cerebral

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasLajeadoRS
Matérias Relacionadas