abc+

IMPASSE NO VALE DO CAÍ

Prefeitura de Portão entra com recurso na Justiça para evitar bloqueio do desvio do pedágio

Justiça fará audiência online nesta terça-feira; no domingo, centenas de moradores foram protestar na rodovia

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 26/09/2023 às 01h:13 Última atualização: 17/10/2023 às 22h:30
Publicidade

Uma semana depois de ser intimada da decisão judicial determinando o bloqueio do desvio do pedágio do entroncamento da RS-122 com a RS-240, a Prefeitura de Portão ingressou no fim da tarde desta segunda-feira (25) com recurso no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) para tentar reverter a decisão. O Judiciário fará audiência nesta terça-feira (26) para discutir o assunto.

DOMINGO FOI DE PROTESTOS NO PEDÁGIO DE PORTÃO

Ação ocorre após decisão judicial que proíbe desvios por quatro ruas da cidade



Ação ocorre após decisão judicial que proíbe desvios por quatro ruas da cidade

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

A reunião online promovida pelo Poder Judiciário está marcada para as 16h30 desta terça. Devem participar representantes da Prefeitura e da concessionária CSG, responsável pelo pedágio de Portão. A participação de algum representante do governo do Estado não está confirmada.

O impasse envolvendo Prefeitura e concessionária vem desde fevereiro, quando a empresa assumiu a rodovia, mas cresceu há exatamente um mês. Foi em 26 de agosto que a CSG fechou os desvios, dando início a uma disputa judicial.

No início da semana passada a CSG conseguiu na Justiça o direito de bloquear o desvio do pedágio e, neste domingo (24), centenas de moradores de Portão e arredores fizeram um protesto junto à praça de pedágio.

A comunidade é contra um possível fechamento do desvio, como quer a CSG. A alegação é que a tarifa é cara demais – passa de R$ 11 para veículos de passeio – e que os veículos emplacados em Portão perderam o benefício da isenção.

“Vamos derrubar esses bloqueios do jeito certo, que é na Justiça”, disse o prefeito Kiko Hoff, referindo-se aos chamados “pirulitos” instalados pela CSG no trecho da RS-240 que vai em direção a Montenegro, logo depois do pedágio. As peças foram instaladas para dificultar o acesso ao desvio.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade