abc+

STATUS DE ATENÇÃO

Nível do Rio dos Sinos passa dos 4 metros em São Leopoldo e há alerta para mais chuva

Defesa Civil segue monitorando situação e novo boletim chama atenção para risco de instabilidade na região a partir desta quinta-feira

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 06/09/2023 às 10h:26 Última atualização: 18/10/2023 às 18h:26
Publicidade

A Defesa Civil leopoldense segue com monitoramento intensivo no nível do Rio dos Sinos, que chegou a 4,08 metros na régua situada na altura da Rua da Praia, na manhã desta quarta-feira (6), quando novo boletim foi emitido pelo órgão.

Defesa Civil segue monitorando o Rio dos Sinos



Defesa Civil segue monitorando o Rio dos Sinos

Foto: Divulgação/Defesa Civil São Leopoldo

O documento informa que o nível segue em elevação, subindo 2 centímetros por hora, se mantendo o status de atenção – acima de 4,30 metros, o status passa para “Alerta”. Da mesma forma, à montante, em Campo Bom, também segue em elevação. Segundo o boletim, o município registrou 144 milímetros de chuva em 72 horas.

Alerta para mais chuva na região

O boletim da Defesa Civil de São Leopoldo também traz o informado pela sala de situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), que alerta para o risco de instabilidades na região, entre esta quinta e sexta-feira (7 e 8).

De acordo com a previsão da Sema, nesta quarta-feira (6), o tempo estável com sol entre poucas nuvens ainda predomina em parte do Estado, mas em áreas do Noroeste, Missões, Centro, Campanha e Sul, as instabilidades retornam entre a tarde e noite, devido à influência de uma baixa pressão. Nessas regiões, há risco de descargas elétricas, chuva forte e queda de granizo pontual. Além disso, os ventos sopram com rajadas entre 40 e 60 km/h na maioria das regiões, chegando aos 70 km/h no Litoral. Os rios apresentam níveis em elevação e estabilidade com limiares mínimos de atenção. Destacam se os rios Taquari, Jacuí e Caí que estão acima da cota de inundação e em elevação, com exceção do Caí.

No feriado de Independência (7), as instabilidades ganham força e avançam em praticamente todo o Estado, devido ao deslocamento de uma frente fria. Nas áreas da metade Sul, Noroeste, Norte, Centro e Leste gaúcho, há risco de tempo severo com eventual queda de granizo e rajadas de vento. Nessas regiões, os volumes devem variar entre 40 e 70 milímetros por dia, podendo chegar aos 100 mm/dia no Sul.

Na madrugada da sexta-feira (8), chuvas de moderadas a fortes seguem sobre as regiões Norte e Nordeste, mas o tempo volta a ficar firme sobre o Rio Grande do Sul no decorrer do dia. Somente a partir da noite, que instabilidades retornam à Campanha e Missões. No sábado (9), as chuvas tendem a seguir no Noroeste e Norte.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade