abc+

DO CAMPO PARA O COPO

Já provou cerveja de mirtilo? Fruta de Morro Reuter é a matéria-prima de bebida especial produzida na região

Casal aposta na fruta da longevidade para produção com cervejaria e já planeja novos produtos

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 15/09/2023 às 16h:40 Última atualização: 25/10/2023 às 15h:59
Publicidade

 Uma fruta pequena, mas com alto valor nutricional e conhecida por auxiliar na longevidade. É o mirtilo que além de ser consumido in natura também está presente de outras formas. Um exemplo disso, é a produção do casal José Cássio e Tatiane Simfronio em Morro Reuter.

José Cássio e Tatiane Simfronio  | Jornal NH



José Cássio e Tatiane Simfronio

Foto: ARQUIVO PESSOAL

Os consultores de empresa começaram a estudar a fruta em 2018 e, hoje, conquistam o paladar dos apreciadores de cervejas artesanais especiais. O mirtilo plantado no município é matéria-prima para a cervejaria Mater, de Dois Irmãos. Ele está presente na cerveja especial Sour de Galpão Blueberry – Mirtilo. Uma cerveja de trigo, com fermentação mista e adição da fruta. 

Cerveja de mirtilo | Jornal NH



Cerveja de mirtilo

Foto: DIVULGAÇÃO

A área plantada tem cerca de 1 hectare e resulta em uma tonelada de mirtilos. O casal pretende ampliar e chegar a 10 toneladas nos próximos quatro anos. O projeto prevê captação da água da chuva para a produção.

Além da parceria com a cervejaria de Dois Irmãos, o casal irá construir uma agroindústria onde serão desenvolvidos outros produtos como geleias, doces e sorvetes. “É um plano para uns dois anos”, diz José.

Como começou

 Segundo José Cássio, eles conheceram a fruta em 2018, durante uma viagem de prospecção de negócios realizada em Chapecó (SC) em um serviço realizado para o Sebrae RS. O casal montou um plano de negócio e em 2020, investiu na compra de uma área em Morro Reuter. Em novembro de 2021, fez o plantio de 1 hectare, cerca de 2 mil mudas.

“E foi uma virada de ano muito difícil pela seca que assolou o Estado, a falta de água fez com que a plantação tivesse que ser regada manualmente. Durante o projeto recebemos apoio do Sicredi e da prefeitura de Morro Reuter, na figura da prefeita Carla Chamorro”, conta o consultor e produtor

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade