abc+

MUNDO

VÍDEO: Com economia em crise, governo argentino compra novo avião presidencial e piloto surpreende na chegada

Boeing 757-200 foi fabricado no ano de 2000 e passa a ser identificado como "Argentina 01"

Igor Henrique Muller
Publicado em: 26/05/2023 às 11h:58 Última atualização: 26/03/2024 às 16h:34
Publicidade

Em meio a uma crise econômica que parece não ter fim, agravada pela escalada da inflação em pleno ano eleitoral, a Argentina tem novo avião presidencial. Trata-se de um Boeing 757-200 que passa a ser identificado como “Argentina 01” ou “ARG 01”. A apresentação da aeronave em Buenos Aires causou surpresa no mundo da avião nesta quinta-feira (26).

Novo avião presidencial da Argentina faz rasante no Aeroparque, em Buenos Aires



Novo avião presidencial da Argentina faz rasante no Aeroparque, em Buenos Aires

Foto: Reprodução

Segundo o site especializado Kavok, o 757-200 comprado pelo governo argentino foi fabricado em 2000 e logo começou a operar rotas comerciais pela companhia Iberia, a mais tradicional da Espanha, com a identificação EC-HIP (Panama era o nome de batismo).

Em 2005 o avião passa a ser propriedade da Funair Corporation, dos Estados Unidos, e incorpora a matrícula N757AG. Em 2009 tem a parte interna reformulada, passando a ter uma configuração VIP. Em 2017 é vendido para a Validus Aviation e, em abril deste ano, já pertencendo à C&L Aerospace, é comprado pelo governo argentino.

O 757-200 teria sido comprado por US$ 22 milhões mais o Tango 01, avião presidencial fora de uso há oito anos, que foi dado como parte do pagamento. O Tango 01 também era um 757, porém mais antigo. Os jatos Boeing 757 são de porte médio, narrow-body (ou corredor único), e foram produzidos entre 1981 e 2004. As versões comerciais transportam entre 186 e 279 passageiros.

Como é o novo avião presidencial da Argentina

O novo avião presidencial “nasceu como um avião de passageiros e em 2006 foi comprado por um americano e, em seguida, feito executivo. Teve várias atualizações tecnológicas, o que o coloca no topo de todas as exigências tecnológicas dos aviões modernos. Por exemplo, permitiria ao presidente ter uma comunicação constante com o mundo exterior, algo que atualmente não acontece”, informou o governo argentino.


Novo avião presidencial da Argentina foi repintado nos Estados Unidos



Novo avião presidencial da Argentina foi repintado nos Estados Unidos

Foto: Reprodução


No Estado americano do Kansas a fuselagem do avião recebeu uma pintura com as cores nacionais argentinas: listras azul claro e branco, e alguns detalhes em dourado. Por fora, também estão pintados outros símbolos como o barrete frígio e as Ilhas Malvinas (Falklands).

Na cauda da aeronave pode-se ver o novo nome do meio de transporte presidencial (Argentina 01 ou ARG 01) e a imagem do sol clássico da bandeira argentina no leme. O Argentina 01 conta com um dormitório, uma sala de reuniões e um pequeno número de assentos. Cada voo demandará pelo menos dois pilotos e três tripulantes de cabine. A capacidade é para 39 passageiros.

Chegada com voo baixo em Buenos Aires

Vindo de Miami, nos Estados Unidos, o novo avião presidencial da Argentina chegou ao país no fim da tarde desta quinta-feira (26). A chegada viralizou na internet depois que os pilotos fizeram uma “passagem baixa” no aeroporto Jorge Newbery, o Aeroparque, que fica na capital Buenos Aires. Chovia muito na hora do rasante.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade