Atividade tectônica

Terremoto de 6.8 graus atinge o Marrocos

Tremor foi pouco após as 19 horas no horário de Brasília

Publicado em: 08/09/2023 22:00
Última atualização: 17/10/2023 21:09

Um terremoto descrito como forte, com 6.8 na Escala Richter, atingiu o Marrocos, na África, nesta sexta-feira (8). O tremor foi por volta das 22 horas GMT (19 horas, no horário de Brasília). Não havia relatos de vítimas ou estragos no primeiro momento, embora a rede Al Jazeera tenha reportado agitação nas ruas de Marrakesh, que fica a 75 quilômetros do epicentro. O tremor também foi detectado na Europa. É o maior tremor na área em mais de um século.


O local do terremoto, no norte da África, a 75 quilômetros de Marrakesh Foto: Reprodução US Geological Survey

O serviço norte-americano de geologia (US Geological Survey) publicou uma nota sobre o evento:

"O terremoto de magnitude 6,8 ocorrido em 8 de setembro de 2023, perto de Oukaïmedene, Marrocos, foi causado por uma falha oblíqua reversa em uma profundidade rasa dentro da cordilheira do Alto Atlas Marroquino, a aproximadamente 75 km a sudeste de Marrakech. Soluções do mecanismo focal indicam que houve ruptura em uma falha obliqua reversa com inclinação íngreme, com orientação para o noroeste ou em uma falha obliqua reversa com inclinação suave, com orientação para o leste."

"As Montanhas do Alto Atlas contêm uma variedade de falhas mapeadas de deslizamento lateral e empurrão, com orientações leste-oeste e nordeste-sudoeste. Esse terremoto ocorreu dentro da Placa Africana, aproximadamente 550 km ao sul do limite entre as Placas Africana e Eurasiática. Na localização desse terremoto, a placa Africana se move aproximadamente 24 mm/ano em direção ao sudoeste em relação à placa Eurasiática."

"Embora comumente representados como pontos em mapas, terremotos dessa magnitude são mais adequadamente descritos como deslizamentos ao longo de uma área de falha maior. Eventos de falha reversa do tamanho do terremoto ocorrido em 8 de setembro de 2023, em Marrocos, geralmente têm cerca de 30 por 20 km (comprimento x largura)."

"Terremotos dessa magnitude na região são incomuns, mas não inesperados. Desde 1900, não houve terremotos com magnitude igual ou maior que 6 em um raio de 500 km deste terremoto, apenas 9 terremotos com magnitude igual ou maior que 5. A maioria desses eventos ocorreu a leste do terremoto de 8 de setembro de 2023."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas