Finanças

Como escolher as melhores taxas de juros para realizar o seu empréstimo?

Um dos itens mais importantes de um empréstimo é a taxa de juros, uma vez que esse número interfere diretamente no valor final do crédito emprestado

Publicado em: 31/03/2023 17:12
Última atualização: 29/02/2024 07:53

Uma alta taxa de juros representa parcelas mensais relativamente mais altas.

Mas, não precisa ser assim. Há algumas modalidades de crédito que possuem taxas de juros que cabem no seu orçamento.

Quer saber quais? Então, leia o conteúdo a seguir!

O que define as taxas e custos de um empréstimo?

Para definir a taxa de juros e os custos inerentes à operação, a instituição financeira considera alguns principais fatores, como o custo de aquisição do cliente e o custo da venda.

Além disso, também é levado em consideração o risco de inadimplência da operação. Então, quanto maior é o risco, maiores são as taxas de juros.

Para diminuir a chance de inadimplência e, consequentemente, as taxas de juros, é possível optar por modalidades de empréstimos que possuem algum bem em garantia e com isso, aumentam a segurança e certeza de quitação, como empréstimo com garantia de imóvel.

Outro item que interfere diretamente no valor final do seu empréstimo e na economia brasileira como um todo é a Taxa Selic, a qual é a taxa básica da economia e é utilizada como base para definir as taxas de juros de basicamente todas as modalidades de empréstimos brasileiras.

Além das taxas, também é preciso levar em consideração o CET (Custo efetivo total), o qual é a somatória de todos os custos que serão acrescidos do valor emprestado, como juros, outras tarifas, seguros, encargos, etc.

Se preferir, é possível verificar o CET das principais instituições bancárias brasileiras na resolução n° 3.517 do Banco Central.

Como escolher as melhores taxas de juros para o seu empréstimo?

Separamos 5 principais dicas para você escolher o seu empréstimo com as menores taxas possíveis:

  • Compare: Pesquise as modalidades de crédito que estão à disposição no mercado nas inúmeras instituições financeiras, as quais podem ser bancos tradicionais, fintechs, bancos digitais, cooperativas, etc. Feito isso, compare as melhores opções e escolha a que possuir a menor taxa de juros e as melhores condições de pagamento.
  • Avalie as condições do negócio: Como citamos acima, além dos juros, há outros custos que compõem o empréstimo, e a somatória de todos é o famoso CET. Então, entenda qual é o CET da sua proposta de empréstimo para não correr o risco de ficar inadimplente.
  • Entenda a sua capacidade de pagamento: Antes de fechar negócio, organize as finanças da sua casa ou empresa, e entenda como será possível se responsabilizar por mais esse possível gasto.
  • Pesquise a instituição financeira escolhida: Aposto que você já recebeu algumas ofertas de empréstimo boas demais para ser verdade, não é mesmo? Então, antes de fechar qualquer negócio, pesquise a fundo a empresa que está te prometendo essas taxas e condições de pagamento, e tenha certeza de que ela de fato existe, possui um bom histórico no mercado financeiro e conseguirá te entregar tudo que prometeu.
  • Negocie: Sempre negocie as taxas de juros e as condições de pagamento, para que estejam de acordo com as suas possibilidades financeiras.

Quais são as modalidades de empréstimos que possuem as melhores taxas de juros?

Algumas modalidades de empréstimo possuem taxas altíssimas de juros, como por exemplo as taxas dos cartões de crédito.

No entanto, há opções que apresentam taxas de juros mais atrativas, além de condições de pagamento que cabem no seu bolso, como:

  • Empréstimo com garantia: Essa modalidade exige um bem como garantia da operação. Com isso, a instituição financeira entende que a chance de calote é basicamente inexistente e então oferece melhores condições aos clientes.
  • Empréstimo consignado: O valor das parcelas é descontado mensalmente da folha de pagamento (ou do INSS) do solicitante. Com isso, semelhante a modalidade de cima, o risco de inadimplência é basicamente inexistente.
  • Empréstimo pessoal: É uma das modalidades mais conhecidas e utilizadas pelos brasileiros, uma vez que não é necessário especificar para que o valor será utilizado e não precisa de garantias. Mas, antes de contratá-lo, compare as taxas de inúmeras instituições financeiras, pois elas diferem bastante.

Conclusão

Definir qual será o empréstimo contratado pode ser uma tarefa bem exaustiva, em decorrência da ampla pesquisa e comparações que devem ser realizadas com o intuito de evitar ciladas e surpresas no meio do caminho.

Para isso, também é preciso escolher empresas confiáveis que vão te auxiliar em todas as fases desse processo, como a CashMe.

A CashMe é uma das maiores fintechs do mercado de crédito e já impulsionou mais de R$ 1 bi com as suas diversas modalidades de crédito, como o empréstimo com garantia de imóvel.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas