abc+

ASSUMIRÁ LOCAL EM 30 DIAS

Venda do Parque Knorr é homologada no Rio de Janeiro

Ponto turístico é tombado por lei municipal e foi adquirido pela HR Group, empresa compradora da Prawer Chocolates

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 09/12/2023 às 14h:57 Última atualização: 09/12/2023 às 14h:58
Publicidade

 O Parque Knorr, em Gramado, leiloado no dia 31 de outubro, teve a venda homologada na quarta-feira (6), pela 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. O ponto turístico, que é tombado por lei municipal e abriga a Aldeia do Papai Noel, foi adquirido por R$ 33,8 milhões pela HR Group, de Balneário Camboriú (SC), a mesma empresa que comprou recentemente a Prawer Chocolates, também em Gramado. O local, com 87 mil metros quadrados, era uma propriedade privada e pertencia à massa falida de Tropical Hotelaria, um antigo grupo da empresa Varig. 

Parque Knorr e Aldeia do Papai Noel em Gramado



Parque Knorr e Aldeia do Papai Noel em Gramado

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Uma impugnação ao processo chegou a ocorrer, devido a um possível pedido de preferência por parte da empresa que loca o espaço atualmente, no caso, a Aldeia do Papai Noel.

Em despacho, o juiz titular Paulo Assed Estefan coloca que “apesar dos reclamos anteriores ao evento, notadamente por parte da empresa locatária do imóvel, não se percebe qualquer vício na realização da hasta pública, cujo edital fez conhecer todas as condições de venda, propiciando ampla participação dos pretendentes. Note-se que o valor alcançado é bastante razoável, inclusive quando se analisa as especificidades do bem”.

Ainda, reitera que “que a própria impugnante participou da leilão, ofertando lances até o último instante. Ademais, não há embasamento legal para o alegado direito de preferência pretendido, até porque o tempo de locação não induz a isso”.

A Aldeia do Papai Noel foi construída em 2006 – período anterior ao tombamento do Parque Knorr, que ocorreu em 2018.

Projeto para o local

Semanas após a compra do Parque do Knorr, a HR Group comunicou que deseja instalar um novo parque temática no local, que tem como tema o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate. Entretanto, o assunto gerou polêmicas na cidade justamente pelo tombamento municipal – que não permite novas construções e modificações que possam vir a afetar a área ou paisagem.

No início do ano, quando houve a divulgação do primeiro leilão – que foi suspenso -, a procuradora-geral do Município Mariana Reis reiterou ao Jornal de Gramado que, na prática, com o tombamento, a proprietária não poderá construir nenhuma edificação dentro de toda a área tombada, incluindo o estacionamento. E no entorno, para qualquer construção, é necessário exame das entidades responsáveis pela preservação do patrimônio e pelo conselho, para não afetar a visualização do parque.

A HR Group assumirá em 30 dias. Não há informações se esse parque seria montado com a estrutura já existente e, assim, a Aldeia do Papai Noel sairia de lá. Contudo, a nova proprietária emitiu uma nota. Nela, diz que “a Prefeitura não manifestou interesse e a locatária estava destituída e desprovida do direito de preferência. O leilão foi homologado e o parque tem novo dono que assume em 30 dias. Como dito pela procuradora, não serão permitidas novas construções e nosso parque utilizará as existentes no seu contexto. Entendemos como a procuradora e agiremos como em todos os nossos empreendimentos – dentro da lei”.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade