abc+

Fala, Galera

Uma beterraba e várias descobertas na Emei Sementinha Viva

Além da tinta extraída da beterraba, os alunos também puderam observar as fases de crescimento do vegetal

Publicado em: 12/04/2024 às 11h:43
Publicidade

Os olhares curiosos dos pequenos alunos da Faixa Etária 3 da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sementinha Viva, no bairro Roselândia, foram um convite para a professora Josiane dos Santos de Ávila. Percebendo o interesse das crianças e essa essência investigativa própria dos pequenos, a educadora trouxe uma beterraba para a sala de aula.

A diretora Joseane e a professora Josiane com os alunos da Emei Sementinha Viva | abc+



A diretora Joseane e a professora Josiane com os alunos da Emei Sementinha Viva

Foto: Francine Silva/GES-Especial

A proposta, então, era mostrar que era possível extrair tinta do vegetal. “Mas a tinta foi apenas uma das atividades que desenvolvemos”, conta. Na exploração, as crianças descobriram o sabor da beterraba crua, o gosto do suco de beterraba e até que era possível fazer bolo da hortaliça.

“Eles ficaram tão encantados que montamos um observatório na sala, onde eles acompanham o crescimento das sementes que plantamos e das mudinhas que recebemos”, conta Josiane. A atividade faz parte do projeto “Cores, texturas, aromas e sabores” que deve seguir ao longo do ano com outros elementos naturais, como a couve.

Além da tinta extraída da beterraba, os alunos também puderam observar as fases de crescimento do vegetal | abc+



Além da tinta extraída da beterraba, os alunos também puderam observar as fases de crescimento do vegetal

Foto: Francine Silva/GES-Especial

Com 24 anos de história, a Emei Sementinha Viva acolhe 83 crianças da FE 3 a FE 5 e conta com 16 profissionais na equipe, comandada pela diretora Joseane Rodrigues de Oliveira.  

Além da tinta extraída da beterraba, os alunos da Emei Sementinha Viva também puderam observar as fases de crescimento do vegetal | abc+



Além da tinta extraída da beterraba, os alunos da Emei Sementinha Viva também puderam observar as fases de crescimento do vegetal

Foto: Francine Silva/GES-Especial

**Toda sexta-feira, o Jornal NH divulga ações das escolas municipais de Novo Hamburgo. O conteúdo traz boas práticas implantadas nas instituições de ensino, com depoimentos de educadores e alunos.

 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade