abc+

NEBULOSIDADE NO ESTADO

PREVISÃO DO TEMPO: Risco de temporais é alto com dois alertas para o RS, após manhã de sol entre nuvens

Inmet e Defesa Civil alertam para chuvas e ventos fortes; instabilidade chega no RS após deixar caos em Argentina e Uruguai

ico_abcmais_azul
Publicado em: 09/03/2024 às 14h:55 Última atualização: 09/03/2024 às 15h:00
Publicidade

Após provocar tempestades que geraram estragos na Argentina e no Uruguai, uma instabilidade passa pelo Rio Grande do Sul, neste sábado (9). Apesar do sol com nuvens na maior parte do Estado, a nebulosidade chega em todas as regiões com o passar do dia e é alto o risco de temporais, com chuva forte e de curta duração, segundo a MetSul Meteorologia.

Nebulosidade chega no RS com o passar do dia e é alto o risco de temporais | abc+



Nebulosidade chega no RS com o passar do dia e é alto o risco de temporais

Foto: Juliana Flor/GES-Especial

Nos países vizinhos, houve queda de granizo durante os fortes temporais, além de rajadas de vento. No Rio Grande do Sul, as chuvas podem vir também com vendavais. A metade Oeste e o Centro são as regiões com a maior chance de temporais. Porém, o leste também terá tempestades isoladas.

A instabilidade foi do Oeste para o Sul durante a manhã de hoje. Ela viaja de forma rápida ao longo do dia e leva chuva para o Estado, após o tempo quente e e abafado da maioria dos locais. Ainda assim, os temporais não irão atingir todas as cidades do RS, segundo a MetSul

Durante a madrugada, a instabilidade já havia chego no Estado, pelo Oeste, com cidades da fronteira enfrentando chuvas isoladas.

Alertas

Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para chuvas e ventos fortes, além de descargas elétricas. Ele vale até 17 horas deste sábado e é válido para Noroeste, Centro-Norte e Nordeste.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um aviso laranja, que representa perigo, para tempestades em todo RS, Santa Catarina e Paraná.

As chuvas podem ser de 30 a 60 mm/h ou 50 até 100 mm/h, com ventos de 60 até 100 km/h, além de existir a possibilidade de cair granizo. Há também o risco de queda de energia elétrica, estragos nas plantações, queda de árvores e alagamentos.

Recomendações

A Defesa Civil recomenda que as condições dos telhados das casas e das árvores em volta sejam verificadas e, caso haja danos, que sejam reparados a temp. Enquanto estiver chovendo, o melhor é retirar os eletrônicos da tomada e fechar bem as portas e janelas.

Já o Inmet alerta para que a população não se abrigue debaixo de árvores ou estacione perto de torres de transmissão e placas de propagandas, como outdoors, durante rajadas de ventos. Isso porque há risco de queda e descargas elétricas.

Em caso de emergência, ligue para 190, 193 e 199.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade