abc+

DE TUDO UM POUCO

PREVISÃO DO TEMPO: Fim de semana terá calor e chuva antes da massa de ar frio que vai derrubar as temperaturas no RS

Primeira metade da semana que vem terá temperaturas abaixo de zero em cidades gaúchas

Kassiane Michel
Publicado em: 26/07/2024 às 08h:24 Última atualização: 26/07/2024 às 09h:16
Publicidade

Sol, chuva, calor e frio. O fim de semana terá um pouco de tudo no Rio Grande do Sul. As temperaturas acima da média marcarão presença ainda nesta sexta e no sábado (27), mas o frio retorna ao Estado no início da próxima semana

PREVISÃO DO TEMPO: Fim de semana terá calor e chuva antes da massa de ar frio que vai derrubar as temperaturas no RS | abc+



PREVISÃO DO TEMPO: Fim de semana terá calor e chuva antes da massa de ar frio que vai derrubar as temperaturas no RS

Foto: Paulo Pires/GES

A previsão da MetSul Meteorologia indica que o sol aparece entre nuvens durante toda a sexta-feira na Grande Porto Alegre. A tarde terá máximas ainda quentes, mas não tão altas como em outros dias desta semana. No Vale do Sinos, pode chegar a 25°C.

LEIA TAMBÉM: Marcha do crime e dois fuzilados: Cinco são presos por tráfico e execuções no Vale do Sinos 

No sábado, o sol ainda aparece, mas o tempo fica um pouco mais nebuloso. As temperaturas variam entre 12°C e 27°C, uma grande amplitude térmica.

Já no domingo (28), o tempo fica nublado na maioria dos municípios gaúchos. Isso porque uma frente fria ingressa no RS e aumenta a possibilidade de chuva. Com mais nuvens, as temperaturas serão mais baixas e não chegam nem a 20°C. Na região metropolitana, as temperaturas variam entre 12°C e 18°C. Na Serra, a mínima será de 8°C e a máxima de 15°C.

Queda nas temperaturas no início da semana

Uma massa de ar frio vai ingressar no território gaúcho entre domingo e segunda-feira, fazendo com que as mínimas e máximas fiquem menores no começo da semana após a passagem da frente fria que trará chuva no fim de semana. Com o frio, há chance de ventania no Sul e no Leste do Estado na segunda. Em pontos da costa e da Lagoa dos Patos, as rajadas podem ficar perto de 70 km/h.

A primeira metade da semana que vem terá temperaturas abaixo de zero em regiões como a fronteira com o Uruguai, a Campanha, o Sul gaúcho, a Serra e Aparados.

Já faz frio no Oeste e no Sul gaúcho no começo da segunda-feira, mas as madrugadas mais frias no Sul do Brasil devem ser as de terça e quarta, quando são esperadas mínimas negativas. Em Porto Alegre e região metropolitana, o frio não será muito intenso, mas as temperaturas serão de um dígito.

As tardes não serão frias, uma vez que a influência do ar frio será de curta duração e logo o ar quente retornará ao território gaúcho.

CONFIRA: Leilão de dois aeroportos do interior do RS é cancelado; entenda o motivo 

Chance de geada

Com o tempo firme a partir de terça, há risco de geada no Sul do Brasil. Não é esperada geada generalizada como no último episódio frio, pois a incursão de frio é de menor intensidade e não haverá geada, por exemplo, em Porto Alegre ou nas praias, como se viu no final de junho.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade