abc+

MOVIMENTAÇÃO DE TERRA

GRAMADO: Saiba o que disse engenheiro responsável por projeto de reforço estrutural sobre queda de prédio

Reforço na estrutura foi finalizado há seis meses

Juliano Piasentin
Publicado em: 23/11/2023 às 15h:48 Última atualização: 24/11/2023 às 15h:12
Publicidade

ATUALIZAÇÃO:

“Foi a movimentação enorme de terra que derrubou o prédio”, a afirmação é do engenheiro civil e de segurança do trabalho Anderson Zimmermann. O profissional foi o responsável pelo projeto de reforço estrutural com estacas e estruturas metálicas adicionais finalizado há seis meses no prédio que desabou em Gramado. “Não posso garantir, mas acredito que se não fosse o complemento, a estrutura teria caído antes.”

Prédio desaba após movimentação de terra em Gramado | Jornal NH



Prédio desaba após movimentação de terra em Gramado

Foto: Divulgação

FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Zimmermann reitera que a sustentação do prédio não era frágil. “Durou cerca de 14 anos. A estrutura era robusta.”

No entanto, problemas extras começaram a aparecer na região. “Se for observado, o muro da perimetral foi isolado antes mesmo do prédio. A movimentação de terra pode ter começado lá, está tudo ligado”, diz.

Outra questão relatada foi uma possível falta de drenagem na região. “A água corria direto nas ruas lá de cima [localização do prédio]. Era necessário ter um sistema mais eficiente”, expõe. Porém, o engenheiro reitera não ser possível, neste momento, cravar um motivo além da movimentação de terra. “Temos que aguardar, esperar pela avaliação dos geólogos e da perícia. Acredito que possa ser uma junção de efeitos. O prejuízo foi grande para todos”, completa.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade