abc+

Em busca de solução

CATÁSTROFE NO RS: São Leopoldo projeta terminar obra do dique nesta quinta-feira; veja detalhes

Colocação das pedras já chegou ao outro lado do Arroio Gauchinho, na intersecção do dique

Débora Ertel
Publicado em: 15/05/2024 às 18h:08 Última atualização: 15/05/2024 às 20h:34
Publicidade

Com o segundo dia de tempo firme, a prefeitura de São Leopoldo projeta que nesta quinta-feira (16) serão concluídas as obras emergenciais de reparo do dique da Vila Brás, junto ao limite com Novo Hamburgo, na Vila Palmeira. O serviço iniciou da sexta-feira da semana passada (10), realizado pela Construsinos.

Obras do dique da Vila Brás/Santo Afonso  | abc+



Obras do dique da Vila Brás/Santo Afonso

Foto: Divulgação/PMSL

A colocação das pedras (rachões) já chegou ao outro lado do Arroio Gauchinho, na intersecção do dique. “O que estamos fazendo é uma ensecadeira, para represar parcialmente o arroio, que também serve de proteção ao grosso das águas. Uma vez terminado, iniciaremos, após a diminuição das águas, a construção do verdadeiro dique de contenção”, explica Antonio Geske, diretor do Sistema de Proteção Contra Cheias da Secretaria do Meio Ambiente (Semmam).

O dique é uma estrutura em argila, material impermeável, com 9,5 metros de altura. A proteção tem início na Rua Ottawa, bairro Santo Afonso, e segue por 21 quilômetros, impedindo que as águas avancem por São Leopoldo. 

Em relação ao dique do Arroio da João Corrêa, o Consórcio Nova Via também realiza a colocação dos rachões, com previsão de finalizar o maciço de pedra na quinta-feira, dependendo das condições climáticas.  

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade