abc+

STATUS

CATÁSTROFE NO RS: Canela quer reclassificação do município para Calamidade Pública

Cidade registrou duas mortes e teve danos principalmente em estradas municipais e áreas de interior

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 16/05/2024 às 15h:02 Última atualização: 16/05/2024 às 15h:02
Publicidade

O governo do Rio Grande do Sul limitou o número de cidades que estão em calamidade pública diante das chuvas e das enchentes de abril e maio. O número considerava 397 municípios nesta condição. Agora são apenas 46. Outros 320 municípios estão em situação de emergência.

Situação da Rota Panorâmica é delicada em Canela e requer investimentos



Situação da Rota Panorâmica é delicada em Canela e requer investimentos

Foto: Gabriela Baethgen/Divulgação

Com isso, Canela passou do status de “calamidade pública” para “situação de emergência”. O prefeito Constantino Orsolin encaminhou ofício ao coronel Luciano Chaves Boeira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, para reforçar que o município tem sido severamente afetado pelas recentes chuvas, alagamentos e deslizamentos.

A cidade registrou duas mortes e teve danos principalmente em estradas municipais e áreas de interior. São mais de 400 pessoas fora de suas casas, entre desalojados e desabrigados. Diante dessa situação, Orsolin solicitou a reclassificação da intensidade dos desastres, para que novamente a cidade tenha o status de calamidade pública. 

Nos próximos dias, o governo do Estado deverá publicar novas atualizações da lista de calamidade e de emergência conforme avançarem as análises.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade